Quando fui a Portugal, desembarquei na cidade de Porto, uma cidade costeira que fica a noroeste de Portugal. E me encantei!

Porto é muito conhecida pela produção de vinhos, como o famoso vinho do Porto. A partir da Ribeira, você pode atravessar a ponte D. Luís a pé e chegar do outro lado do Rio, na Vila de Gaia, e visitar uma das inúmeras caves do vinho do Porto. 

Além dos maravilhosos vinhos, a cidade tem uma excelente gastronomia, o que e típico de Portugal. Na Ribeira você encontra diversos restaurantes, onde vai poder experimentar o tradicional bacalhau. Não se iluda,  você não conhece bacalhau! Aqui, comemos o bacalhau salgado e lá é fresco e menos salgado, o que eu, particularmente, preferi.

Porto é repleta de lugares que valem a pena serem visitados, como:

– Estação Ferroviária São Bento: seu interior é totalmente revestido de azulejos decorados;

– A livraria Lello & Irmão: considerada uma das livrarias mais lindas do mundo;

–  A Igreja e Torre dos Clérigos: subindo uns degrauzinhos, você tem uma linda vista panorâmica da cidade;

– A Capela das Almas: seu exterior é totalmente revestido por lindos azulejos azuis, típicos de Portugal;

– O Funicular dos Guindais: faz o trajeto entre a zona alta e a zona baixa da cidade. Chegando na zona alta você pode apreciar as Muralhas Fernandinas, uma construção medieval erguida em 1376. De lá você tem uma bela vista da cidade e da Ponte D. Luís.

E tantas outras atrações que Porto te oferece.

Para saber mais sobre a gastronomia de Porto, veja o artigo “Gastronomia do Mundo – Porto”, do Blog Descobrir Viajando.

Porto é uma cidade linda, aconchegante, tem um astral maravilhoso, que te faz sentir parte do lugar. Então, se você está planejando ir para Portugal, não esqueça de incluir Porto nos seus destinos.

E para mais dicas sobre Portugal, veja o post do blog Viajando com Moises sobre “O que fazer em Lisboa? A cidade das sete colinas”