Eleito como melhor destino de ecoturismo no Brasil, há muito o que fazer em Bonito, MS. As maravilhas da natureza no local são de surpreender qualquer turista, contemplando rios cristalinos, cachoeiras e grutas. Assim, é possível escolher dentre dezenas de passeios como flutuação, mergulho, trilha, dentre outras atividades.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, vou te contar tudo sobre o meu roteiro de 5 dias na cidade. Portanto, confira a seguir o que fazer em Bonito e as principais informações sobre o destino.

O que fazer em Bonito MS: informações gerais

Cachoeiras em Bonito MS

Localizada em uma região privilegiada do Mato Grosso do Sul, a charmosa cidade de Bonito é a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena. Fica distante cerca de 300 km da capital Campo Grande.

Se você é amante de ecoturismo, então Bonito certamente é para você. Afinal, o munícipio foi eleito por 16 vezes o Melhor Destino de Ecoturismo pela revista Viagem e Turismo. Isso mostra como Bonito se dedica a oferecer uma experiência única com um turismo organizado e de qualidade.

Todos os passeios são feitos com guia para explorar a fauna e flora locais de maneira melhor e mais responsável, visando a preservação da região. As opções incluem trilhas, grutas, banho de cachoeira, mergulho em rios cristalinos e atrativos como rapel e tirolesa. Ou seja, é o lugar perfeito para quem busca atividades ao ar livre e uma profunda conexão com a natureza.

Como chegar em Bonito

Existe um aeroporto em Bonito, situado a 15km do centro da cidade. No entanto, esta não é a melhor forma de chegar lá, pois como o aeroporto é pequeno, os voos são limitados, hoje as empresas Azul e Gol operam vôos para esse aeroporto. Logo, é provável que seja o meio mais caro. Sendo assim, a opção mais viável é chegar por Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

São cerca de 4h30 de viagem de Campo Grande até Bonito, trajeto que pode ser feito com transfer ou com carro alugado. Eu utilizei o transfer até Bonito, mas no decorrer da viagem acabei alugando um carro para facilitar a logística dos meus passeios.

Aliás, a idéia de alugar o carro foi ótima, pois quebrei uma grande barreira na minha vida: dirigir sozinha numa viagem fora do meu Estado. Além de ter sido uma experiência em outro Estado, a liberdade de horário que o carro te proporciona não tem comparação aos horários fixos de um transfer.

Quando ir à Bonito

Alta visibilidade no rio em Bonito MS
A água cristalina encanta em Bonito/MS

Bonito é um destino que pode ser visitado o ano todo, por isso não há uma época específica para viajar para lá. Contudo, as condições climáticas variam no decorrer dos meses.

Por exemplo, durante o verão, entre Dezembro e Março, é quando as temperaturas estão mais quentes, mas é também o período das chuvas. Ou seja, a vegetação fica mais verde, o nível dos rios mais alto e as cachoeiras mais caudalosas. Já na estação seca, entre Maio e Setembro, as temperaturas caem um pouco. Por outro lado, as águas estão mais cristalinas.

Enfim, cada estação tem suas vantagens. Mas vale ressaltar que a temperatura das nascentes de Bonito se mantém na média de 22ºC o ano todo. Além disso, é importante saber que a Lagoa Misteriosa fica fechada de Outubro a Abril. Ou seja, é bom planejar a sua viagem fora desse período caso faça questão de visitar esta atração.

Onde se hospedar em Bonito

Letreiro no Centro de Bonito
O centro de Bonito é a melhor escolha de onde ficar para quem viaja sem carro

Existem basicamente duas regiões onde se hospedar em Bonito: no centro ou na área rural. No centro, você terá mais opções de restaurantes, bares, supermercados e comércio em geral. Além disso, é possível fazer tudo a pé. Sem dúvidas, é a escolha mais viável para quem está sem carro. O Hotel Paraíso das Águas, o Hotel da Praça e o CLH Suítes Centro são ótimas sugestões de hospedagem no Centro de Bonito.

Mas quem viaja de carro tem a possibilidade de escolher se hospedar mais afastado do centro. A vantagem é que vários hotéis e pousadas situados na área rural tem maior integração com a natureza, além de oferecerem várias atividades de lazer. Segue algumas dicas: Pousada Muito Bonito, Hotel Pousada Águas de Bonito, Bonito Ecotel e Pousada Rancho Jarinu.

Booking.com

O que fazer em Bonito MS: roteiro de 5 dias

Antes de mais nada, é preciso saber que todos os passeios em Bonito devem ser agendados por meio de agências de turismo. Por isso, os passeios do meu roteiro foram realizados em parceria com a Bonitoway.

Dia da Chegada:

Primeiramente, desembarquei em Campo Grande pela manhã e às 11h peguei um transfer para Bonito. Assim que cheguei lá, fui conhecer o centro da cidade, passando pela praça da Liberdade e suas proximidades.

O centrinho é bem charmoso, com diversos restaurantes, lojinhas e comércio. Aliás, recomendo provar o pastel de jacaré. Apesar de ter achado a carne um pouco seca, o pastel é gostoso, então vale a pena experimentar.

Teve problemas com seu vôo? Leia o artigo “Vôo cancelado ou atrasado: saiba seus direitos”no blog da Elizabeth Werneck .

Dia 1: Flutuação na Barra do Sucuri + Boia Cross no Porto da Ilha

Passeio de flutuação no Rio Sucuri: atividade da lista o que fazer em Bonito MS
Saída de barco para a flutuação

No primeiro dia em Bonito, fiz a Flutuação na Barra do Sucuri. Primeiro, o grupo recebeu a explicação do guia sobre o funcionamento do passeio e o uso dos equipamentos. Tanto as roupas de neoprene quanto a máscara e sapatilha estão incluídas no passeio.

Após isso, seguimos por uma trilha de cerca de 300m até chegarmos no Rio Sucuri. Ele leva esse nome por causa de seu formato em curvas, que lembra o movimento da Sucuri. Depois de um rápido treinamento na água, subimos 1,8 km do rio num barco. Só então começamos de fato a flutuação, que consiste em literalmente flutuar sobre a água para observar a fauna e flora marinha.

Peixes no Rio Sucuri em Bonito

É incrivelmente fácil notar a riqueza da vegetação e dos animais subaquáticos. Além disso, é impressionante a transparência da água do rio, considerada uma das 10 mais cristalinas do mundo. No geral, foi uma experiência incrível e não pode ficar de fora da sua lista sobre o que fazer em Bonito.

Boia cross no Porto da Ilha, em Bonito MS
O passeio de boia cross é uma ótima opção de diversão para todas idades

À tarde, fui fazer bóia cross no Porto da Ilha. O passeio dura em média 30 minutos e passa por 2 cachoeiras e 1 corredeira. Apesar de ter achado divertido, é um passeio mais lento.

Gostaria que tivesse um pouco mais de “emoção”, mas como a maioria das pessoas do grupo achou que foi adrenalina suficiente, talvez eu que estivesse querendo demais. No entanto, para quem busca algo mais relax, pode ser uma boa opção para acrescentar no roteiro do que fazer em Bonito MS.

Dia 2: Fazenda San Francisco

O que fazer em Bonito MS: Passeio de chalana na Fazenda San Francisco
Passeio de Chalana pelo Rio Miranda

Nesse dia, percorremos 160km (cerca de 2h30) até a Fazenda San Francisco, na região do Pantanal. Dada a longa distância, escolhi ir de transfer em vez de dirigir. Achei que valeu a pena, pois assim acabou sendo menos cansativo.

Chegando lá, fizemos o passeio de Chalana pela manhã no Corixo São Domingos, que é um braço do Rio Miranda. Para quem não conhece, a chalana é um tipo de embarcação fluvial de fundo chato, típica do Pantanal. Durante a navegação, foi possível avistar diversas espécies de animais como jacarés, aves e macacos.

Em seguida, fizemos uma parada para a pescaria esportiva de piranhas antes da pausa para o almoço no restaurante da Fazenda. Como tivemos um tempinho de descanso antes do próximo passeio, aproveitei para tirar um cochilo no redário embaixo das árvores, do jeito que eu gosto!

Carro da Safári no Pantanal
O sáfari é feito nesse veículo adaptado

À tarde, a atividade foi a bordo de um carro adaptado em um safári na fazenda. O guia foi mostrando e explicando as características dos animais do cerrado. Vimos, por exemplo, tuiuiú (ave símbolo da região), capivara, cervo do cerrado, ema, tucano e arara. Inclusive, durante o passeio, fomos avisados que havia uma onça pintada no leito do rio.

Nosso guia perguntou se queríamos tentar ver e com certeza fomos atrás dela! No entanto, quando estávamos quase chegando, a onça deve ter ouvido o barulho do motor da Chalana, pois entrou na mata e infelizmente não conseguimos avistá-la. De qualquer forma, valeu a aventura.

Arara na Fazenda San Francisco, atração em Bonito MS

De volta à sede da Fazenda, fomos recebidos com um delicioso café da tarde. Aproveitei para provar o caldo de piranha. Achei gostoso, mas para tomar em pequena quantidade. Caso contrário, acharia enjoativo.

O Hotel Fazenda também oferece outras atividades como trilhas, canoagem e cavalgada, além de pacotes de até 5 dias com pernoite no local.

Dia 3: Gruta do Lago Azul + Flutuação no Rio da Prata

O que fazer em Bonito MS: Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul
A Gruta do Lago Azul é um dos cartões postais de Bonito

A manhã começou com destino à Gruta do Lago Azul, uma das principais atrações de quem busca o que fazer em Bonito MS. Primeiro, caminhamos 300m em trilha calçada e depois descemos cerca de 300 degraus. Você terá que subir toda essa escadaria na volta, porém garanto que o esforço é recompensado.

O visual da gruta e os diferentes tons de cores do Lago Azul são indescritíveis! Já no teto, você observa a presença de estalactites e estalagmites, que são formações rochosas que ocorrem tipicamente no interior de cavernas.

Mas além de todo o cenário, a energia da gruta também é mágica! Afinal, ela foi descoberta pelos índios, que a usavam para rituais sagrados, como batismo e nomeação dos caciques. Portanto, prepare-se para ficar todo arrepiado.

Em seguida, paramos para almoçar. A comida é deliciosa, mas o destaque foi para o leite condensado, feito com leite produzido na própria fazenda! Não há quem resista em trazer um pote pra casa.

O que fazer em Bonito MS: Flutuação no Rio da Prata

Passeio de flutuação no Rio Prata: atividade da lista o que fazer em Bonito MS

Depois partimos para a flutuação no Rio da Prata, que se iniciou com as instruções do guia sobre a atividade. Todos os equipamentos também são disponibilizados nesse passeio.

De carro, carinhosamente chamado por eles de “Uber do Sertão”, fomos até o início da trilha que dá acesso à nascente do Rio da Prata. Mas antes, tivemos um tempo para a prática da flutuação. Bateu um certo nervosismo ao flutuar por cima da nascente porque você só vê um buraco fundo, mas no final das contas é tranquilo.

No total, são 2,3 km de flutuação. Ao descer o rio, avistei vários tipos de peixes. Contudo, o momento mais emocionante foi quando eu vi uma anta pela primeira vez, atravessando o rio na minha frente.

Enfim, chegamos no local onde há os chamados “vulcões”, que são outras nascentes do rio onde é possível ver a água brotando da terra. Dali, você anda um pouco pela trilha porque a correnteza do rio é forte e só depois volta para a água, até chegar no rio da Prata. Como o rio estava com pouca visibilidade por conta da chuva, acabamos voltando de carro para a sede.

Nesse dia, minha logística não foi a ideal, pois os passeios ficam em pontos opostos. No entanto, era a única forma de encaixar a Gruta do Lago Azul no roteiro. Então reservei um carro para conseguir fazer os dois passeios no mesmo dia e continuei com o carro até o final da viagem.

Dia 4: Estância Mimosa

Cachoeira na Estância Mimosa

No quarto dia de roteiro em Bonito, passei o dia na Estância Mimosa, que por sinal é super agradável e aconchegante, pois me senti como se estivesse em família. Além disso, é um ótimo lugar para se conectar com a natureza e renovar as energias em meio ao encanto da Serra da Bodoquena.

Fiz o passeio de Trilhas e Cachoeiras. São cerca de 3 km de trilhas, fazendo algumas paradas para banho nas 9 cachoeiras da região. Cada queda d’água mais linda que a outra. Depois almoçamos na sede, uma comidinha caseira deliciosa.

Jacaré na Estância Mimosa
Tony, o amigo jacaré da Estância Mimosa

Na Estância Mimosa, você pode fazer uma amizade com o Tony, um dos jacarés do lago. É muito interessante a interação com o animal, pois basta chamá-lo pelo nome que ele aparece.

Enfim, descansei um pouco, bati papo com alguns funcionários do local e depois voltei para a pousada. Foi um dia muito agradável. Eu adorei e recomendo!

Dia 5: Balneário Nascente Azul

Estrutura do Balneário Nascente Azul
Uma das áreas do complexo conta com pergolados e espreguiçadeiras para relaxar após o passeio

O Balneário Nascente Azul foi o último atrativo da lista o que fazer em Bonito MS. A estrutura do complexo me surpreendeu muito porque são vários atrativos em uma área muito bonita e organizada. Lá você encontra praia de rio, cascata, atividades recreativas, tirolesa, restaurante e bar.

Mergulho no Balneário Nascente Azul em Bonito, Mato Grosso do Sul

Pela manhã, fiz a flutuação na Nascente Azul. O acesso é feito por uma trilha de aproximadamente 1,5km, passando por dentro da floresta, até chegar no deque da Nascente Azul. A flutuação se inicia em águas cristalinas, descendo por uma corda até o local da nascente, que chega a uns 7m de profundidade. Não desci até o final, mas devo ter chegado perto.

Depois, descemos cerca de 300m de rio, ponto onde é possível observar uma enorme variedade de espécies de peixes. Apesar de ter sido a menor flutuação que eu já fiz, não deixou de ser uma experiência incrível.

Tirolesa no Balneário Nascente Azul

Após o passeio, você fica livre para aproveitar como quiser. Então resolvi descer a tirolesa que tinha 40m de altura e um visual incrível da Serra da Bodoquena. Confesso que fiquei receosa na hora, afinal eu tenho medo de altura. Mas não deixei o medo me paralisar e fui assim mesmo. Ainda bem, porque foi demais! Super indico.

Depois, voltei para a sede e fiquei em uma das cabanas na praia de rio, onde pedi algo para beber e comer. Você tem a opção de almoçar no restaurante também. Estava tão gostoso ficar lá relaxando que resolvi passar o dia todo por lá. Foi uma ótima forma de completar a minha lista com o que fazer em Bonito MS.

O que fazer em Bonito MS: Provar a culinária local

Pacu na Brasa

Se tem uma coisa que não pode faltar no roteiro do que fazer em Bonito é experimentar a culinária local. Afinal, existem diversos restaurantes que servem refeições deliciosas e bem servidas com especialidades da gastronomia regional, como por exemplo o Restaurante Juanita e o Casa do João.

Então, eu sou apoixanada por peixes e onde moro a gente só tem a tilápia de opção de peixe de rio. Assim, quando viajo não perco a oportunidade de experimentar um peixe de rio. Provei e aprovei os seguintes pratos: pacu na brasa, pirarucu na telha, traíra frita e isca de pintado.

Recomendo tambémo Palácio dos Sorvetes para experimentar o sorvete assado, criado pelo dono do local. Para quem curte cerveja artesanal, tem o Bonito Beer, um pub com grande variedade de cerveja local.

sorvete assado
Sorvete Assado

O que fazer em Bonito MS: Quantos dias ficar

Separe no mínimo 3 dias para fazer pelo menos uma flutuação, visitar uma gruta e conhecer algumas cachoeiras. Mas o ideal é ficar 5 dias para conhecer a região com mais calma como eu fiz.

Insegura para viajar sozinha? Veja dicas que irão te ajudar no artigo Viajar sozinha? Veja essas 10 dicas que irão ajudar na sua viagem”

Conclusão sobre o que fazer em Bonito MS

Agora que você viu tudo o que fazer em Bonito MS, deu para notar quantas belezas naturais e atrações incríveis né? Além de tudo, é um destino bem democrático, pois atende todo tipo de público, seja para uma viagem solo, em casal, em grupo e com crianças. Portanto, não importa quais passeios incluir no roteiro, com certeza será uma experiência e tanto! Então, aproveite e boa viagem!

Nota: Todos os passeios em Bonito foram realizados em parceria com a agência Bonitoway.

Curtiu o que fazer Bonito MS? Então compartilha esse artigo com seus amigos e familiares!