Categorias
Viajar Sozinha

Viajar sozinha? Veja essas 10 dicas que irão ajudar na sua viagem

Viajar sozinha e conhecer lugares no Brasil e no Mundo é uma experiência incrível! Para onde ir? Como? Veja essas 10 dicas e perca o medo!

 

Viajar sozinha: medo e experiência

Você se sente insegura em viajar sozinha? Pois é, o medo de viajar sozinha é algo muito comum para muitas mulheres.

Sempre lembro de quando fui viajar sozinha pela primeira vez, escutei de muitas amigas e familiares:

– Como você é corajosa!
– Não tem medo?
– Ai, queria fazer o mesmo mas não tenho coragem!

Pois é, Isso me marcou muito, até porque eu era assim também!

Então, vou falar sobre 10 dicas que irão te ajudar a planejar sua viagem sozinha.

>> Se quiser saber mais como enfrentrar os principais medos de viajar sozinha, dá uma lida neste post.


1 – Como escolher o destino | Viajar Sozinha

 

rosa dos ventos em nova york

 

Por diversos motivos, vejo muita mulher que se sente insegura em viajar sozinha pelo mundo.

Para começar a viajar sozinha não precisa ser para um destino internacional.  Então, pode começar saindo sozinha na sua própria cidade. Vá ao parque, a praia, ao cinema, um restaurante… 

Quando você estiver se sentindo bem, viaje para outras cidades dentro do seu Estado, depois outros Estados do Brasil… vai dando um passo de cada vez até se sentir segura o suficiente para viajar sozinha para destinos mais distantes. 

Pois é , nada é de uma vez só, tudo é um passo a passo para ganhar confiança e coragem.

Dessa forma, independentemente se seu destino é dentro do Brasil ou para o Exterior, pesquise no Google como é a segurança do lugar para mulheres que viajam sozinhas ou pesquise sobre os lugares mais seguros para se viajar e escolha um que se encaixe dentre dos seus desejos.


2 – Planeje sua viagem | Viajar Sozinha

planejamento viagem como fazer

Sempre é bom você planejar sua viagem, mesmo que você tenha contratado uma agência de turismo ou alguém para montar o roteiro para você.

E por que é bom? Estudando a localização do hotel, as atrações próximas, bares e restaurantes e tudo mais o que você queira fazer, quando chegar ao destino terá uma noção sobre o local.

Não se desespere! Não tô falando para decorar o mapa! Mas, se ambientar para não se sentir perdida no local. Dessa forma, quando chegar ao destino verá como faz diferença isso.

Inclusive, se for utilizar o metrô do seu hotel até a atração que queira visitar no dia, você poderá fazer o passo a passo de onde é a estação mais próxima e em qual lugar você desembarca. 

Sempre é bom consultar o Google Maps para ver o melhor trajeto, inclusive confirmar na hora, pois algumas linhas podem estar em manutenção e ser necessário pegar outra.

 

3 – Compre ingressos com antecedência

Outra vantagem do planejamento prévio é comprar a entrada das atrações mais concorridas com antecedência, acredite, você evitará filas enormes fazendo isso!

Por exemplo, quando fui conhecer a Sagrada Família, em Barcelona, às 9 horas da manhã a fila estava muito grande! De desanimar! Pois é, entrei direto! Não tinha nenhuma fila para quem tinha comprado o ingresso pela internet.

Inclusive, independente da viagem ser no Brasil ou para o exterior, tem sites muito bons e seguros para você comprar seus ingressos com antecedência.

Algumas pessoas preferem não comprar o ingresso com antecedência visto que terão que marcar o horário. Para isso não atrapalhar minha programação, marco de visitar a atração logo no início do dia e depois fico com liberdade para fazer o que planejei.

 


4 – Documentos e vacinas para a viagem

Definido o destino da viagem, pesquise quais documentos e vacinas são exigidos para você entrar no país destino.

Caso o destino não exija nenhum tipo de vacina ou visto, mas o vôo fizer escala num país que exija, você precisará estar com a documentação e/ou vacina exigida pelo país de escala.

Ou seja, como haverá uma entrada e saída no país, mesmo que temporariamente, você precisa seguir as regras desse país também.

4.1 Documentos

Em alguns países, como os Estados Unidos, exigem o visto para que brasileiros entrem no país. Outros, como o Canadá, exigem uma Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), e outros, como Portugal, exigem apenas o passaporte com validade de 3 meses a contar da data do seu retorno.

Assim, como são muitas regras diferentes, o ideal é consultar o que diz o Consulado de cada país e providenciar o documento exigido com antecedência e antes da emissão da passagem aérea. No caso do visto par aos EUA, o processo para emissão do visto é demorada e existem vários relatos de vistos negados.

dicas viajar sozinha


4.2 Vacinas

No caso das vacinas, essa medida é tomada para controle sanitário do país, com o intuito de evitar a disseminação de doenças. Então, antes de viajar, consulte o site do Consulado do país que pretende ir e veja quais são as vacinas exigidas, tanto para o país de destino quanto para o da escala.

Por exemplo, quando fui para Cancún, no México, o vôo fez escala na Bolívia. O México não exige nenhuma vacina para entrar no país, mas a Bolívia exige a de febre amarela.

No próprio aeroporto da minha cidade, onde embarquei, a companhia aérea exigiu o comprovante de vacinação. Caso não tivesse,  não teria conseguido embarcar e a tão esperada vontade de viajar para Cancún teria acabado ali mesmo.

Ainda, a vacina contra a febre amarela deverá ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem. Além disso, deverá ser emitido o Certificado Internacional de Vacinação em um dos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, no aeroporto ou em outro local indicado na sua cidade.

Para saber tudo o que precisa fazer para emitir o Certificado Internacional de Vacinação, olha esse artigo “Certificado Internacional de Vacinação: para que serve e como tirar” no blog Cariocas pelo Mundo.

 

5 – Viajar sozinha: importância do Seguro Viagem

Em qualquer tipo de viagem, sozinha, em casal, com amigos, em família, aconselho a fazer um seguro viagem.

Então, imagina estar em um lugar que não conhece ninguém e adoecer. Claro! Ninguém quer que isso aconteça!  Mas essa é uma das maiores objeções de muitas mulheres para não viajarem sozinhas.

Dica viajar sozinha seguro viagem

Fazer um seguro viagem vai te tranquilizar em relação a isso, você terá toda assistência de que precisará e o atendimento é feito em português. Dessa forma, você não terá problemas com outro idioma.

Caso precise, o médico irá até o hotel em que está hospedada. Assim, apesar de viajar sozinha, você não estará sozinha para resolver essas questões. Além de outras vantagens como: assistência de extravio de babagem, assitência jurídica, traslado e outras garantias que você terá.

Viaje sozinha, mas sempre prevenida!


6 – Escolha um hotel bem localizado

Quando for reservar um hotel, pesquise a proximidade das estações de metrô, ônibus e outras opções de transporte público. Além disso, veja a distância dos principais pontos turísticos que você quer visitar e, principalmente, a questão da segurança, afinal, você está sozinha!

foto metro em nova york


Quanto melhor a localização da hospedagem, menos você precisará utilizar os meios de transporte, porém, mais cara ela será.

No entanto, se quiser garantir um preço melhor, procure hotéis um pouco mais afastados das atrações turísticas e utilize o transporte público, metrô e ônibus. Aconselho, nesse caso, a procurar um hotel próximo a uma estação de metrô ou ônibus, assim você terá mais facilidade de locomoção.

A vantagem de reservar a hospedagem com antecedência, numa média de 4 a 6 meses antes, é que você realmente consegue um preço bom para ficar bem localizada

Em minha viagem a Nova York, por exemplo, fiquei pertinho da Times Square, uns 5 minutos de caminhada. Se tivesse reservado o hotel numa data mais próxima da viagem, teria pago o mesmo valor para ficar em Long Island, que fica há uns 20 minutos de metrô até a Times Square.

 

foto times square viajando sozinha

Mas se acontecer alguma coisa e você não puder viajar e a reserva já tiver sido feita, o que fazer? Você pode fazer reservas com “cancelamento gratuito”, assim poderá cancelar sua viagem, caso aconteça algum imprevisto.

Outra observação importante é ler os comentários das pessoas que já se hospedaram no hotel que está pesquisando. Esse feedback é muito importante para você checar dados importantes antes de definir sua hospedagem.


Booking.com


7 – Viajar sozinha não é estar sozinha

A princípio, “viajar sozinha não é sinônimo de estar sozinha”. 

Não é por que vai viajar sozinha que você ficará o tempo todo sozinha. Aliás, quando viaja sozinha é o momento que está mais aberta a conhecer outras pessoas.

E como você pode fazer isso? Aí vão umas dicas:

  • hospede-se em um hostel;
  • faça passeios em grupos de pessoa;
  • faça tours gratuitos pela cidade;
  • participe de pub crawl ou outro tipo de atividade que goste, entre outros…

Esses são alguns exemplos de como pode interagir com outras pessoas durante a viagem. Dessa forma, você verá que não passará muito tempo realmente sozinha.

Mas… não se esqueça de ter momentos somente seus durante a viagem. É incrível como você passa a se conhecer melhor.

Viajar sozinha favorece o autoconhecimento, você volta muito mais segura e autoconfiante, é um presente que você se dará.

>> Para saber,  aperte aqui e veja página com as principais empresas de venda de passeios e atrações.

 

8 – Leve pouca bagagem

dica viajar sozinha bagagem

Você verá como levar pouca bagagem será algo libertador na sua vida!! 

Uma mala média e uma bagagem de mão, é a minha fórmula de bagagem. Não importa quanto tempo vai ficar viajando.

Por exemplo, quando arrumo a mala, dobro tudo que quero levar, olho a quantidade que deu, vou e tiro a metade. Dessa forma deixo sempre as peças básicas e versáteis e mais algumas para variar um pouco.  Resultado? Enfim, sempre volto com roupa que não usei.

Então, caso você precise de roupas limpas,  vá numa lavanderia, daquelas automáticas, e tira um tempinho para lavar as roupas sujas. Depois dessa experiência você nunca mais viajará com um monte de mala ou com aquelas malas tamanho G. 

Afinal, todo mundo repete roupa quando viaja, muda uma peça e está com um look diferente ao do dia anterior, usa acessórios diferentes, e cada vez mais usam as lavanderias.

Além disso, se estiver viajando pela Europa de trem, você vai agradecer muito essa dica. Várias estações de trem não possuem elevador, é isso mesmo, você precisará subir e descer as escadas com suas malas. 

Ah, subir e descer do trem também. Lembre-se, você estará sozinha nesses trajetos, nesse sentido, quanto mais prática for, melhor.

Se quiser aprender como arrumar uma mala para viagem, veja algumas dicas no artigo “Como organizar a mala” do blog Erika Kimkle.

 

 

9 – Cuide bem do seu dinheiro

A princípio, independentemente do lugar que seja o seu destino, no Brasil ou no exterior, é necessário ter cuidado com o dinheiro.

Então, não carregue o dinheiro dentro de bolsa. Deixe ali somente o necessário para as despesas do dia. Para o dinheiro restante, use uma doleira por baixo da roupa e carregue com você.

Algumas pessoas deixam no cofre do hotel. Se você se sentir segura para isso, ok, mas se não for seu caso, leve sempre com você.

Numa viagem para Cancún, levei um baita susto com o cofre do quarto! Quando a viagem é para destino de praia, não tem jeito, deixei o dinheiro no cofre. Fui para praia e quando voltei para o hotel tentei abrir o cofre e nenhuma senha funcionava, quase pirei!!! Mas aí veio o funcionário da manutenção e trocou a bateria que tinha acabado. No final, tudo deu certo!

 

dicas dinheiro

 

10 – Viaje conectada

 

viajar sozinha e foto com o celular na times square


Em minhas viagens, prefiro sempre sair do Brasil já com o chip internacional. 
Costumo comprar o chip internacional no site da EasySim4U, que entrega no meu endereço uns 7 a 10 dias depois da compra. Assim, quando chego ao destino, dentro do avião mesmo troco o chip e já estou conectada!!

Algumas pessoas preferem comprar o chip no destino, por ser um pouco mais barato. Sim, é mais barato, mas em muitas situações você vai desembarcar em aeroportos tão grandes, depois de 10, 15 horas de viagem, e vai precisar sair procurando a loja da operadora de internet, cansada, com malas…

Sugiro que escolha pela comodidade, mas se optar por comprar lá, o que for melhor para você! O importante é estar conectada sempre que precisar, depender de wifi de cafés e de outros lugares públicos nem sempre poderá ser suficiente, principalmente para ajudar na sua locomoção.

 

chip internacional
Espero que tenham gostado dessas dicas e percebam que com planejamento prévio você estará preparada para realizar sua viagem sozinha.

Mas, se precisar de ajuda com o seu planejamento de roteiro, entre em contato comigo, te ajudo a montar um roteiro personalizado aos seus interesses.

Como disse, enfim, não importa se o destino é longe ou perto da sua casa. O importante é você começar…

Então, se tiverem alguma dúvida ou quiserem fazer qualquer comentário, contar as experiências e perrengues que viveram viajando sozinhas, é só falar nos comentários, será um prazer trocar figurinha com vocês!

 

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

Reservando por aqui você não paga nada a mais por isso, aproveita os descontos para economizar e ajuda a manter o blog!

  • Hospedagem? Faça sua reserva com segurança e os melhores preços. Para isso, use o Booking e viaje tranquilo; 
  • Precisa alugar um carro? Então, a Rentcars não cobra IOF e parcela em 12x ou te oferece 5% de desconto no pagamento no boleto bancário. Bom né? 
  • Viaje seguro, dentro ou fora do Brasil! Utilize o comparador do Seguros Promo para ver as melhores opções. Ainda, quer mais vantagem? Use o cupom desconto PORAICOMJOSI5 e ganhe 5% de desconto;
     
  • Encontre os melhores preços e promoções de passagens aéreas. Pesquise seu vôo no PassagensPromo; 
  • Viaje conectado. Sendo assim, adquira seu chip de internet antes de viajar. Confira os excelente planos do EasySim4U; 
  • Evite filas nos principais passeios e pontos turísticos. Veja aqui os melhores preços e opções.

 

 

Uma resposta em “Viajar sozinha? Veja essas 10 dicas que irão ajudar na sua viagem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *