Ainda não sabe onde ficar em Gramado? Não se preocupe, pois o que não faltam são ótimos hotéis e pousadas para se hospedar em Gramado.  Afinal, estamos falando de uma das cidades mais turísticas do Brasil.

Distante 120 km de Porto Alegre, Gramado é uma encantadora cidade da Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha. Possui diversas atrações, como o Mini Mundo, o Lago Negro e o Expogramado, onde acontece a maioria dos eventos do famoso Natal Luz.

Procurando um vôo para Porto Alegre/RS? Pesquise aqui

Além disso, é um lugar muito bem desenvolvido e preparado para receber turistas. Gramado se destaca não só pela arquitetura germânica e gastronomia marcante, mas também por uma rede hoteleira de qualidade.

Portanto, existem vários bairros com acomodações excelentes, das mais luxuosas às mais econômicas. Então, para te ajudar nessa decisão de onde ficar em Gramado, confira agora a seleção com os melhores hotéis e pousadas para se hospedar na cidade.

Onde ficar em Gramado, RS: melhores localizações

Antes de mais nada, é preciso entender que Gramado se divide em vários bairros com diferentes personalidades. Ainda que o centro seja a região mais movimentada, os pontos turísticos e restaurantes estão espalhados por toda a cidade. Por isso, não é a única opção de onde se hospedar em Gramado.

Sendo assim, temos os seguintes bairros com ótimas opções de hospedagem:

  • Centro
  • Floresta
  • Planalto
  • Lago Negro
  • Bavária

Uns são mais agitados, outros mais sossegados, mas no geral todos são ótimos lugares onde ficar em Gramado. Portanto, confira a seguir os motivos para se hospedar em cada região e dicas de hotéis onde ficar nos bairros.

Onde ficar em Gramado: Centro

O centro de Gramado é o local onde praticamente tudo acontece, principalmente na área ao redor da Avenida Borges de Medeiros. Aqui você encontra aquelas construções com cara de Europa, restaurantes para todos os gostos, diversas chocolaterias, além de todo o comércio.

Sendo assim, é possível conhecer muitas atrações a pé, como a Igreja Matriz São Pedro, a Aldeia do Papai Noel e a Rua Coberta – o fervo da gastronomia. Para quem está de ônibus, a rodoviária também fica aqui. Além disso, para quem vai fazer passeios pela região, é no centro onde se encontra boa parte das agências.

Hotel Fioreze Centro

Com localização privilegiada, o Hotel Fioreze Centro fica a menos de 200m de atrações como a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais e a Igreja São Pedro. Com uma equipe gentil e atenciosa, o hotel oferece um atendimento personalizado aos hóspedes.

Café da manhã do Hotel Fioreze Centro em Gramado

As acomodações são aconchegantes e bem equipadas, comportando tanto casais quanto famílias. O local também conta com área kids, lounge com lareira e um café da manhã excelente, bem farto e variado. Certamente, um dos hotéis de Gramado mais bem avaliados do Booking.

Hotel Laghetto Stilo Borges

Piscina do Hotel Laghetto Stilo Borges

A poucos passos de atrações do centro, o Hotel Laghetto Stilo Borges tem a estrutura completa para a sua estadia em Gramado. Isso porque oferece sala de jogos, espaço kids, restaurante, piscina térmica, sauna e jacuzzi. Além de tudo, é pet-friendly, ou seja, ideal para quem quer viajar com seu pet.

Quer mais? Então espere até ver o banquete de café da manhã. Quantos ao quartos, você ainda tem camas macias, amenidades da Natura e ainda pode usufruir do serviço de room service. Em resumo, excelente hotel em Gramado.

Pousada Vovó Carolina

Pousada Vovó Carolina

Situado em plena Av. das Hortências, a Pousada Vovó Carolina preza por zelo e hospitalidade. Com ambiente familiar e anos de tradição, a pousada oferece uma recepção acolhedora, dando atenção aos detalhes. Os espaços são muito bem decorados, com luminárias elegantes, lareiras, quadros e retratos antigos de família.

Não há dúvida sobre o conforto dos apartamentos, pois são grandes e muito bem mobiliados. Mas, sem dúvidas, o ponto alto é o café da manhã caseiro, preparado com receitas de antigas gerações da família. Por fim, o lugar conta com piscina aquecida, jardim e playground para crianças.

Compre seus ingressos para as atrações de Gramado com antecedência, clique aqui para saber mais.

Onde ficar em Gramado: Floresta

O bairro Floresta tem a vantagem de ser próximo à agitação do centro, mas com a tranquilidade de uma área residencial. É um local bem calmo e arborizado, além de oferecer boas opções de hospedagens com tarifas econômicas. Ou seja, é uma excelente escolha de onde ficar em Gramado gastando pouco e ainda ter descanso, porém sem ficar longe do movimento.

Hotel Due Nobili

Situado na quadra da Borges de Medeiros, o Hotel Due Nobili é um lugar que une conforto a um design moderno e sofisticado. Simples e objetivo, possui apartamentos bem equipados com frigobar, ótimas amenidades, secador de cabelo, mesa de trabalho e chaleira elétrica.

Café da manhã do Hotel Due Nobili

Mas com certeza o café da manhã é um grande destaque do hotel. Afinal, é servido com fartura e uma boa variedade de pães, salgados, doces, sucos e frutas. Porém, vale ressaltar também o empenho da equipe, que dá um show de atendimento.

Pousada Lanai

Pousada Lanai

A Pousada Lanai propõe simplicidade com capricho, combinado a um ótimo preço. No interior, há um salão com sofás e lareira, enquanto fora você encontra um charmoso gramadinho com pergolado. O café da manhã, além de farto, é uma delícia!

As suítes são amplas e com decoração de ótimo bom gosto. Oferecem bastante conforto, além de banheiros grandes e bem iluminados. No entanto, a melhor parte é a varanda com vista para os telhados alpinos da cidade. Sendo assim, é um hotel com ótimo custo-benefício em Gramado.

Alameda Felice Hotel

Alameda Felice Hotel em Gramado

O Alameda Felice Hotel é simples, mas muito bem cuidado. O conforto é evidente, visto que os quartos são bem espaçosos e as camas macias. Comportam tanto casais quanto famílias. Além disso, você será muito bem recepcionado, porque os funcionários são bastante elogiados pelo atendimento cordial.

Ainda tem o café da manhã que é fantástico, pois contém uma boa variedade de itens como frutas frescas, sucos, pães, bolos, quentes e frios. Ou seja, para quem quer economizar, está aí uma excelente opção de onde ficar barato em Gramado.

Onde ficar em Gramado: Planalto

Junto ao centro, Planalto é um dos bairros que abriga alguns dos pontos turísticos e atrativos da cidade, como o Mini Mundo e o Lago Joaquina Bier. A rodoviária também fica nas proximidades, então facilita o deslocamento de quem utiliza o ônibus.

Apesar disso, é uma região mais tranquila, pois tem muitas residências, e ainda é repleta de árvores e natureza. Ou seja, lugar ideal para uma caminhada ao ar livre.

Hotel Ritta Höppner

Hotel Ritta Hoppner

Com uma estrutura impecável, o Hotel Ritta Höppner é considerado um dos melhores hotéis de Gramado. A arquitetura com inspiração alemã e o chá da tarde inglês fazem você se sentir na Europa. Na área externa, você encontra um extenso jardim de 10.000m², piscinas infantil e adulta e uma graciosa casa de bonecas em tamanho natural.

Além disso, é onde ficam os charmosos chalés em meio às araucárias. Alguns tem até piscina térmica privativa. Já os apartamentos da área interna, assim como os chalés, também tem seu próprio luxo, com ofurôs e camas king size. Sem dúvidas, um dos melhores lugares onde ficar em Gramado.

Hotel Gramado Interlaken

Hotel Gramado Interlaken em Gramado

Com ótima localização, o Hotel Gramado Interlaken fica a menos de 5 minutos a pé do Lago Joaquina Bier e do Mini Mundo. Apesar de simples, o hotel entrega um serviço de alta qualidade. A começar pela mesa de café da manhã farta e cheia de delícias doces e salgadas.

Depois, as acomodações oferecem bastante conforto com camas grandes, sofás, amenidades, abajures para leitura e alguns com banheira de hidromassagem.  Mas o mais interessante é que todos possuem aquecimento de água com pellets ecológicos, incentivando o uso de energia renovável.

Tri Hotel Le Chateau

Quarto do Tri Hotel Le Chateau

Situado numa rua tranquila, o Tri Hotel Le Chateau é um agradável refúgio na natureza. Impossível não sentir o acolhimento da Serra Gaúcha aqui. Os apartamentos tem uma decoração intimista, com cores calorosas, mobiliário delicado e alguns com lareira.

A parte externa é toda arborizada com jardins bem cuidados e uma linda piscina coberta. Você ainda pode descansar na aconchegante sala de TV ou aproveitar o serviço de SPA para fazer uma massagem relaxante.

Onde ficar em Gramado: Lago Negro

O Lago Negro é praticamente uma extensão do bairro Planalto, onde se encontra o ponto turístico de mesmo nome. É um excelente lugar para se hospedar, pois além de oferecer bastante comércio nas proximidades, é super tranquilo e arborizado.

Sendo assim, propício para um passeio de pedalinho no lago ou uma simples caminhada nas redondezas. Além disso, próximo ao Lago Negro, acontece a Fantástica Fábrica de Natal, uma das principais atrações do Natal Luz.

Hotel Estalagem St. Hubertus

Onde ficar em Gramado: Hotel Estalagem St. Hubertus

Com uma vista de tirar fôlego, o Estalagem St. Hubertus é um dos melhores hotéis de Gramado. Afinal, você já acorda olhando para o vislumbrante Lago Negro. Sua decoração elegante e romântica torna o local ideal para uma viagem a dois, especialmente para casais em lua de mel.

As suítes em grandes dimensões acomodam uma mobília cheia de classe, personalidade e conforto. Mas o que todo hóspede gosta mesmo são dos mimos de boas vindas. O lazer disponível no hotel inclui trilha para caminhada, piscina com cascata, sauna e salas com diversas finalidades como TV, jogos e leitura.

Pousada do Lago Gramado

Pousada do Lago Gramado

Com ambiente familiar, a Pousada do Lago oferece um atmosfera receptiva e aconchegante. Os quartos são simples e enxutos, por outro lado, são super limpos, com calefação e um ótimo chuveiro. Além disso, oferecem bastante sossego e uma agradável sacada para o jardim.

Também é possível relaxar em uma das poltronas do gramado na área externa. Mas nada supera o delicioso café da manhã no estilo colonial com opções fresquinhas e produzidas no local. Sendo assim, é uma hospedagem em Gramado com ótimo custo-benefício.

Hotel Laghetto Fratello

Piscina do Hotel Laghetto Fratello

Situado em plena Borges de Medeiros, o Hotel Laghetto Fratello tem uma localização privilegiada, pois está cercado por atrações de Gramado. Então, dá para conhecer várias coisas a pé, como por exemplo o Mini Mundo e a Lagoa Joaquina Bier.

Local difícil de desagradar, pois que as suítes são amplas e modernas, enquanto dispõem de camas grandes e banheira de hidromassagem de cromoterapia. Além disso, salão de jogos, sala fitness e piscina aquecida fazem parte do lazer do hotel. Por fim, seu cãozinho é bem vindo aqui, pois o local é pet-friendly.

Onde ficar em Gramado: Bavária

Tranquilo e arborizado, Bavária é um bairro residencial nobre em Gramado. Ótimo para passear ou dar uma volta de bike enquanto curte as belíssimas ruas da cidade. Fica distante cerca de 1km do centro, mas muito próximo da Avenida das Hortências que corta a cidade.

Bavária Sport Hotel

Quarto do Bavária Sport Hotel

Situado próximo à Av. das Hortências, o Bavária Sport Hotel é um dos mais tradicionais de Gramado. Aliás, traduz perfeitamente a hospitalidade da Serra Gaúcha. O quartos são modernos, espaçosos, aconchegantes e com uma decoração impecável.

Entretenimento é o que não falta no local, pois há uma estrutura completa com piscina coberta e ao ar livre, quadras poliesportivas, área de jogos e até mini golfe. Para quem viaja com crianças, pode aproveitar o espaço kids e o parquinho com diversos brinquedos lúdicos e educativos.

Confira 10 dicas do que fazer em Gramado com crianças

Pousada Recanto da Lua

Pousada Recanto da Lua em Gramado

Cercado por vegetação, a Pousada Recanto da Lua é ideal para quem busca paz e tranquilidade. Isso porque o local permite uma profunda conexão com a natureza. Mas também porque todos os ambientes são acolhedores e bem decorados com papéis de parede, pinturas reconfortantes e mobiliários de madeira.

Sendo assim, você sente como se estivesse em sua própria casa. Há suítes do tradicional ao luxo, ou seja, para diferentes orçamentos. Além disso, a pousada promove ações em prol da sustentabilidade, utilizando por exemplo de aquecimento solar de água, fazendo a separação do lixo e a captação de água da chuva para regar o jardim.

Pousada Tango

Onde ficar em Gramado: Pousada Tango

A Pousada Tango é um lugar que surpreende, pois conta com uma localização incrível, acomodações confortáveis e cercado por área verde. Ou seja, combo perfeito para uma excelente hospedagem em Gramado.

Além disso, há um café da manhã no melhor estilo colonial para começar bem o dia. Porém, o maior diferencial é o atendimento personalizado dos funcionários. Então, não dá para negar que essa é uma opção com ótimo custo benefício na cidade.

Onde é melhor ficar: Gramado ou Canela?

Impossível mencionar Gramado sem lembrar também de Canela. Afinal, as cidades ficam pertinho uma da outra e o turismo é forte em ambas. No entanto, Canela é bem mais pacata, menos turística e sem tantas paisagens lindas como sua vizinha.

As atrações mais famosas, sem dúvidas, se concentram em Gramado. Portanto, se a sua viagem for curta, ficar hospedado somente em Gramado talvez faça mais sentido. Sendo assim, um bate e volta em Canela seria o suficiente.

Entretanto, se você tem um tempo maior de viagem, pode dividir a estadia entre as duas cidades. Assim, você consegue turistar sem pressa e curtir Canela com mais calma. Inclusive, recomendo alugar um carro para ter mais flexibilidade no seu roteiro.

Conclusão sobre onde ficar em Gramado

Após essa extensa lista, acho que deu para perceber como há uma diversidade de hotéis e pousadas em Gramado. Seja em uma viagem de férias ou lua de mel, não é difícil encontrar um lugar que seja a sua cara e atenda as suas expectativas. Afinal, a oferta é grande.

Portanto, embora seja um destino relativamente caro, é super possível encontrar hospedagens acessíveis a todos os bolsos. Por isso, escolha aquela que se encaixe dentro dos seus objetivos e do seu orçamento. E faça uma boa viagem!

E aí, já decidiu onde ficar em Gramado? Deixa nos comentários!