Segurança para viajar sozinha, ou melhor, insegurança! Esse é um medo de muitas mulheres que ainda as inibem de se desafiarem a começar a viajar pelo mundo. 

Infelizmente a preocupação com a segurança é algo que precisamos ter diariamente e não somente quando viajamos, afinal nosso mundinho não tá nada fácil!

Além disso, sempre tem a preocupação de familiares e amigos que perguntam: Você não tem medo de viajar sozinha? Não se preocupa com a sua segurança?

Bem, como disse, situações de perigo podem existir, perto da sua casa ou em qualquer outro lugar, o importante é a gente não agir como se tal possibilidade não fosse possível e tomarmos algumas atitudes que podem evitar situações complicadas, e isso em qualquer tipo de viagem: sozinha, em casal, com amigos.

 

 

11 Dicas de segurança para viajar sozinha 

Existem formas de você se preparar para viajar sozinha de forma mais segura, tanto para o exterior quanto para dentro do Brasil mesmo. Vou falar de x dicas que irão te ajudar a ter mais segurança para viajar sozinha.

 

1) Escolha um destino mais tranquilo

Escolha um destino considerado mais seguro. Sim, eles existem! Pesquise no Google os “destinos mais seguros para viajar sozinha”, inclusive no Brasil, e comece por esses lugares.

Fazendo a pesquisa, você encontrará dicas de vários países e cidades pelo Brasil que te darão uma “sensação de segurança” muito grande. Claro, isso não é motivo para se descuidar e pensar que nada pode acontecer, mas são lugares com menor estatística de violência.

O que não recomendaria para começar a viajar sozinha seriam os países de cultura árabe, devido as grandes diferenças sobre a forma de tratar uma mulher existente entre a cultura deles e a nossa. 

Gramado Lago Negro Flores


No entanto, se um país de cultura árabe for o seu destino da sua viagem, sugiro que procure uma agência que organize viagem para solteiros e não se aventure sozinha.

2) Faça um bom Planejamento

Planejar é fundamental para uma viagem de sucesso!

Muitas pessoas não gostam ou não tem paciência para ficar horas pesquisando sobre sua viagem. Mas é super importante!

Quanto mais informações tiver sobre o destino, as atrações, dicas sobre os lugares, relatos de viagem e outros, você se sentirá mais preparada e com mais segurança para viajar sozinha.

Informação é tudo! Aproveite as facilidades que a internet te oferece como fonte de pesquisa.

No meu caso, eu adoro pesquisar sobre a viagem, o quanto mais bem informada melhor para uma viagem mais tranquila. Mas nem todas pessoas tem tempo ou se sentem experientes para planejar o próprio roteiro, quanto mais pesquisar sobre cada atração e dicas locais.

Se precisar de ajuda nesse aspecto, entre em contato comigo, posso te ajudar com esse planejamento.

 

3) Escolha bem a Hospedagem

Quanto a hospedagem, vou falar de dois aspectos importantes para você analisar para sua escolha: tipo e localização.

3.1) Tipo 

Quando viajamos sozinha a opção de se hospedar num hostel pode ser uma boa devido ao melhor custo e maior possibilidade de conhecer outras pessoas. Escolha quartos compartilhados femininos e não mistos, dessa forma se sentirá mais à vontade.

A maioria dos hostels tem opções de quartos individuais também, o que pode ser uma boa opção!

A locação de uma casa inteira, ou somente um quarto, é um meio de hospedagem que tem crescido bastante. Todavia, como você está indo viajar sozinha para um lugar diferente, sugiro que pesquise muito antes, leia todos comentários das pessoas que já se hospedaram no local, a classificação do proprietário no site de locação e as comodidades oferecidas.  

Principalmente se for se hospedar num quarto alugado dentro de uma casa, essa pesquisa sobre a avaliação e comentários sobre o local e o proprietário será muito importante para você se sentir mais segura.

Eu me sinto mais segura me hospedando em hotéis. Mas isso é de cada pessoa. Escolha a opção que te deixe tranquila.

mapa de localização segurança para viajar sozinha


3.2) Localização
 

Quando for fazer sua reserva de hospedagem, existem algumas questões que são importantes você observar.

Pesquise se nas proximidades existem estação de metrô ou ônibus, quais atrações turísticas você consegue ir a pé, se a noite é um local movimentado ou mais deserto, se está numa região considerada mais bem localizada dentro da cidade.

Uma forma legal de pesquisar sobre o local é colocar a localização no Google Maps e usar o Street View para visualizar como é a região.

Quando fui para Itália, tanto nas cidades de Roma, Florença e Verona, consegui hospedagens que me possibilitaram percorrer as atrações turísticas sem precisar de transporte público.

Mas, se não conseguir hospedagem que te garanta essa proximidade, escolha sempre um local próximo de uma estação de metrô ou ônibus, isso facilitará muito a sua locomoção.

Outra observação importante quando for reservar o hotel é ler os comentários das pessoas que já se hospedaram lá, esse feedback é muito importante para você checkar dados importantes para definir sua escolha.

Booking.com


4) Internet

Nas minhas viagens, minha opção sempre foi sair do Brasil já com o chip internacional. Prefiro chegar no destino e já estar conectada, mas várias pessoas preferem adquirir o chip quando desembarcam no aeroporto ou depois na própria cidade.

Ainda, existem as pessoas que não viajam com chip internacional, preferem utilizar somente o Wifi gratuito de cafés, metrô, hotel… mas, no meu caso, prefiro estar conectada em  todos os momentos. Dessa forma, posso falar com familiares e amigos quando quiser, e eles entrarem em contato comigo.

Além disso, ter o Google Maps e o Google Tradutor disponíveis o tempo todo é muito importante para ajudar com a locomoção ou nos momentos que tiver dificuldades com a comunicação.

 

chip internacional


5) Documentos | Segurança para Viajar Sozinha

Viaje com as informações duplicadas dos documentos referentes a viagem. 

Além de ter todas as informações sobre a viagem no smartphone, leve cópia de tudo na forma impressa numa pasta: reserva de hotéis, transfers, passagens, vouchers, seguro viagem, chip internacional, ou seja, tudo que tenho contratado para a viagem, além do roteiro que vou fazer.

E por que isso?? Muitos podem considerar um excesso, mas gosto de estar preparada no caso de acontecer algo.

Quando estive em Nova York, eu perdi o smartphone. Passei um final de semana inteiro sem ele. Se não tivesse todas as informações da viagem na mala, poderia ter dificuldades para me virar, mas ainda bem que tinha tudo que precisava impresso.

Essa dica também serve para seus documentos pessoais. No caso de você perder o seu passaporte, ter uma cópia scaneada dele no Drive ou Dropbox do seu smartphone ou uma cópia impressa e autenticada vai ser fundamental para te ajudar com a burocracia no Consulado Brasileiro.

dicas viajar sozinha  

6) Telefones Úteis

Dica importante: tenha sempre o telefone do Consulado Brasileiro do país destino de sua viagem. Se for para mais de um país, leve o telefone de todos eles.  O contato do Consulado Brasileiro no exterior vai ser muito importante caso aconteça algo ou perca o passaporte.

Enfim, ter com você o número de contato do seguro viagem também é importante caso você tenha alguma dificuldade e precise entrar em contato.

 


7) Diversão

Viajar sozinha é uma ótima maneira de fazer novas amizades. Mas, não podemos nos desligar da segurança para viajar sozinha.

Não aceite bebidas de estranhos, alcóolicas ou não, tão pouco descuide do seu copo, esteja sempre com ele. Mesmo que tenha saído com as pessoas legais que conheceu no hostel ou num passeio, seja precavida.

Também tente não exagerar na bebida, se divertir, conhecer novas pessoas é muito bom, mas temos que estar sempre atentas, e isso em qualquer lugar que a gente esteja.

Estar bem vai te deixar mais tranquila para voltar ao hotel e garantir uma viagem tranquila.  

Por fim, evite andar por ruas desertas tarde da noite, seja prudente sempre!

voucher atrações

8) Não dê bandeira que está perdida

Quando estiver caminhando pela cidade, se acontecer de você não conseguir achar o caminho para o seu destino, ou seja, se sentir “perdida”, não demonstre isso.

O ideal neste caso é você pedir informações em algum estabelecimento ou pesquisar em algum aplicativo de localização. Utilizo muito o Google Maps.

Pesquisar o caminho no smartphone é bem mais discreto que andar olhando para um mapa de papel.

Mantenha uma postura confiante, mesmo que por dentro você esteja desesperada. Ah, e se realmente estiver desesperada, sente num café e respire! O desespero só ajuda a tomar decisões erradas.

vendo mapa turistico segurança para viajar sozinha


9) Dinheiro | Segurança para Viajar Sozinha

Tenha cuidado em não ficar exibindo seu dinheiro ou cartão de crédito em lugares públicos. Ou seja, utilize somente quando necessário.

Evite sacar dinheiro a noite, prefira sempre retirar dinheiro durante o dia. Nesse horário as ruas estão movimentadas. Após sacar, não manuseie o dinheiro na rua, vá ao banheiro de algum estabelecimento e faça isso discretamente.

Não ache que por você estar na Europa, por exemplo, não tem risco de ser assaltada. Batedor de carteira tem em todo lugar do mundo, então, evite deixar a carteira dentro de mochilas nas costas. Bolsas tipo carteiro são ideais, estão sempre ao alcance dos seus olhos.

Outra dica: carregue na carteira o dinheiro necessário para o dia. O restante, leve na doleira, junto ao seu corpo. No caso de precisar de mais dinheiro, vá até algum banheiro e pegue o que precisar.

 

10) Compartilhe o seu roteiro

A princípio, antes de partir para sua viagem, deixe uma cópia do seu roteiro com um parente ou amigo. Escolha uma pessoa com quem você vai se comunicar todo dia. Caso aconteça algo com você, essa pessoa saberá exatamente em qual cidade e hotel você estará em todos dias.

 


11) Fotos | Segurança para Viajar Sozinha

Hoje em dia ninguém resiste tirar uma foto e logo postar nas redes sociais né! Pois é, quem nunca!!

E não tem problema nenhum nisso, mas não esqueça que você está falando para todos onde está e o que está fazendo naquele exato momento.

Então, pense na sua segurança para viajar sozinha, deixe para postar suas fotos quando não estiver mais no local 

Tirando foto com o celular na times square

Bem gente, não! Não sou doida!! Mas essas medidas de segurança são importantes em qualquer viagem, dentro do Brasil ou para o exterior, independente se estiver sozinha ou em grupo.

Gostou das dicas? Se você tiver uma dica legal nos conte, assim você também ajudará outras pessoas a viajarem de forma segura.

 

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

Reservando por aqui você não paga nada a mais por isso, aproveita os descontos para econonimar e ajuda a manter o blog!

  • Hospedagem? Faça sua reserva com segurança e os melhores preços, reserve pelo Booking e viaje tranquilo; 
  • Precisa alugar um carro, a Rentcars não cobra IOF e parcela em 12x ou aproveite o desconto de 5% pagando no boleto bancário. Ou seja, bom né? 
  • Viaje seguro, dentro ou fora do Brasil! Para isso, utilize o comparador do Seguros Promo e garanta as melhores opções. Ainda, quer mais vantagem? Use o cupom desconto PORAICOMJOSI5 e ganhe 5% de desconto;
     
  • Encontre os melhores preços e promoções de passagens aéreas. Pesquise seu vôo no PassagensPromo; 
  • Viaje conectado. Adquira seu chip de internet antes de viajar. Confira os excelente planos do EasySim4U;
  • Evite filas nos principais passeios e pontos turísticos. Para isso, o consulte  os melhores preços e promoções de passeios e atrações.