Acqua Alta em Veneza: o que é,quando ocorre… Você já ouviu falar nesse fenômeno? Bem, a acqua alta é um fenômeno que ocorre em Veneza decorrente do aumento do nível do Mar Adriático.
Quando ocorre, as áreas baixas da cidade de Veneza ficam inundadas. Como a cidade é cercada pela laguna e pelo mar e foi construída sobre várias pequenas ilhas, a acqua alta costuma ocorrer em alguns períodos do ano, o que deixa partes de Veneza alagada de 3 a 4 horas, depois a cidade volta a normalidade.
Mas, a inundação inclui a Praça São Marcos, um dos principais pontos turísticos do local e também a região mais baixa da cidade.
O que fazer se for na época da “acqua alta” para Veneza?
Normalmente a “acqua alta” acontece a partir do outono e durante o inverno, com maior probabilidade de ocorrer entre os meses de novembro e dezembro. Mas visitar Veneza durante este período não quer dizer que necessariamente a cidade vai estar alagada, mas você terá mais chances disso acontecer.
Foto: http://italiaperamore.com
Se ocorrer do período da sua viagem coincidir com o fenômeno da “acqua alta”, fique tranquilo! Você ainda conseguirá aproveitar o passeio. Quando ocorre o fenômeno, passarelas são montadas para possibilitar o trânsito das pessoas. Com o espaço reduzido, tudo ficará mais cheio também.
Mas como o fenômeno ocorre por algumas horas, você pode aproveitar para visitar museus, explorar outros pontos da cidade de Veneza ou passear pelas ilhas, como Murano e Burano.
Barreiras contra a inundação de Veneza funcionaram?
Em 2020, foi inaugurada em Veneza uma rede de 78 barreiras que guardam a entrada da lagoa veneziana, com o intuito de proteger a cidade contra o efeito da Acqua Alta.
No mês de outubro, a rede de barreiras foi testada durante o evento da maré alta. As 78 barreiras ergueram do mar, quando a maré começou a subir, e conseguiram evitar o avanço do mar. Como resultado, a cidade de Veneza não ficou alagada.
Foto: http//www.brasiliainfoconews.com.br
Vamos torcer para que esse sucesso continue, pois foi a primeira vez em 1.200 anos que a cidade de Veneza não sofreu com o efeito da Acqua Alta.
Veneza tem mau cheiro?
Já li depoimentos de pessoas que não gostaram de Veneza. Claro, todos têm a sua opinião e respeito todas, mas eu fiquei apaixonada pela cidade. O que muitas pessoas relatam é que não gostaram do “mau cheiro” que tem na cidade. Bem, eu fui no mês de abril e não senti cheiro ruim.
Na verdade, nos dias quentes do verão, a maré baixa em contato com as algas da laguna costuma provocar a deterioração das algas e, em consequência, o mau cheiro. Então, se não quiser sentir o cheiro ruim, evite os meses mais quentes do verão.