Medos de viajar sozinha? Quem não os tem! Sabia que existem alguns medos de viajar sozinha comuns entre as mulheres?
Para muitas mulheres viajar sozinha é é um desejo que sentem que não terão coragem de superar. A boa notícia é que você pode superar e, sim!, viajar sozinha.
Então, veja 5 medos de viajar sozinha comuns entre as mulheres e como lidar com eles.
1 – Não conseguir se comunicar | Medos de viajar sozinha
Não conseguir se comunicar é um dos medos mais comuns que as mulheres têm de viajar sozinha. Acredito que todas nós, pois é, eu também!, que não dominam outro idioma, passam por isso e, sim, durante a viagem você vai passar por uns apertinhos, mas nada que vai atrapalhar seus planos.
Existem aplicativos que ajudam qualquer pessoa nesse momento, como o Google Tradutor, ou qualquer outro tradutor, com ele você vai conseguir se comunicar em qualquer situação. Sim, é uma ferramenta que vai te ajudar bastante, mas, tem coisas que você consegue fazer sem ele, tipo: comer, pegar o metrô, ir nas atrações, entre outras coisas.
Então, o que eu aconselho: estude algumas frases básicas (tem muito curso online voltado para viagem). Por exemplo, como responder na imigração, eu sou uma que uns dias antes da viagem assisto a aulas específicas para isso.
2 – Se perder | Medos de viajar sozinha
Quem disse que se perder é ruim? Quantos lugares conheci por ter me perdido e que deixaram a viagem mais especial!
A princípio, para te deixar mais confiante e superar esse que é um dos medos de viajar sozinha, é bom você estudar um mapa turístico do local, para você ter uma noção do que tem perto de você.
Calma, não tô pedindo para você decorar o mapa, só se familiarizar com ele. Então, quando estiver no hotel ou no ônibus turístico, pegue um mapa das atrações, eles são bem detalhados e ajudam muito no deslocamento.
Além disso, os aplicativos no celular, tipo: Google Maps, Waze, entre outros, irão te ajudar muito no deslocamento. Inclusive, se você for andar de metrô o Google Maps é excelente. Só colocar onde você está e para onde quer ir que ele te informa todo o trajeto, só seguir que não tem erro.
Todavia, caso você se perca, não se desespere, quando estamos nervosas não pensamos bem, se informe e continue seu passeio. Na pior das hipóteses, você volta para o hotel e recomeça depois. Por isso é importante você sempre levar o nome e endereço do hotel.
3 – Perder os documentos | Medos de viajar sozinha
Perder os documentos pode acontecer, independentemente do seu destino e se você está viajando sozinha ou não.
Sendo assim, para tentar evitar essa situação, você pode andar com cópia autenticada do passaporte ou RG, dependendo do destino, e deixar o original no cofre do hotel ou dentro da mala trancada.
Seja como for, eu prefiro ter os originais sempre comigo dentro da doleira, mas se você estiver num destino de praia melhor deixar no hotel.
Outra dica é deixar cópia dos documentos na nuvem, Google Drive ou Dropbox .
Então, caso essa situação aconteça, o que você precisa fazer?
Registrar a ocorrência na autoridade policial local e depois vá ao Consulado Brasileiro para a emissão de um novo passaporte ou uma ARB (Autorização de retorno ao Brasil).
4 – Ficar sozinha a viagem inteira | Medos de viajar sozinha
Este é um dos principais medos de viajar sozinha entre as mulheres, de se sentirem só, entediadas. Gente, guarda essa frase: “Viajar sozinha não é sinônimo de estar só!”
Apesar de ser um medo comum entre as mulheres, esse é o momento que você está mais aberta a conhecer novas pessoas. Então, como fazer isso?
A princípio, uma dica é se hospedar em hostels. Caso não curta dividir quarto e muito menos banheiro, os hostels também oferecem quartos privativos.
A vantagem de um hostel é que as pessoas que se hospedam neles são abertas a fazerem novas amizades. Além disso, os hostels promovem festas e atividades, o que facilita o contato entre as pessoas.
Mas, se hostel não for realmente a sua preferência, escolha um hotel que tenha bar. Esse ambiente mais informal favorece o contato entre as pessoas.
Outra boa opção é ir em bares que servem no balcão. Sentada numa mesa vai ser muito difícil conhecer alguém, e no balcão tudo é mais descontraído, você tem a oportunidade de conversar com quem está ao seu lado.
Além disso, os pub crawls (tours por bares/pubs) são uma excelente opção também. Você vai se divertir, passando por alguns bares durante a noite, com um grupo de pessoas. Super informal, para as pessoas se conhecerem mesmo.
Todavia, se bares e festas não forem sua vibe, o que fazer?
Então, não se preocupe, faça passeios em grupos (citytour, bike city etc) durante o dia ou a noite mesmo, para ver a cidade iluminada. Escolha um tour dentro de uma proposta que você goste e lá terão outras pessoas com as mesmas afinidades.
Por fim, para quem tem medo de não se enturmar por não entender o idioma, hoje, em qualquer lugar, tem um brasileiro que faz tours. Inclusive, você pode contratar um Rent a Local Friend, ou seja, um amigo local, que fale português ou que seja brasileiro, para fazer passeios com você.
Bem, são várias opções para você fazer amigos e não se sentir só. Além disso, inclua na viagem momentos para você passear sozinha, você com seus pensamentos. Em outras palavras, viajar sozinha é uma experiência de autoconhecimento, curta esse momento também.
5 – Ficar doente | Medos de viajar sozinha
Bem, a gente nunca deseja que aconteça, muito menos numa viagem, mas se acontecer e você estiver sozinha? O que você pode fazer para estar preparada para lidar com isso?
Então, é muito importante sempre contratar um bom seguro viagem. Nesse momento, o seguro te prestará o atendimento que precisa, inclusive um médico no hotel se você não puder se locomover.
Logo, é importante sempre estar com os dados do seguro com você, caso precise entrar em contato. Ah, e quanto a não falar o idioma local, não se preocupe, o atendimento por telefone do seguro é em português.
Dessa forma, caso algo te aconteça, você terá um suporte para lidar com a situação.
Então, ter medo, em qualquer área da vida é normal, o “novo”, o “desconhecido”, é algo que nos deixa inseguras.
Eu era assim também, mas como dizem: para fazer basta começar! E, depois da primeira vez, você volta mais autoconfiante por ter vivido essa aventura, superado tantos medos, que se apaixona e quer mais!
Além disso, no post “11 dicas de segurança para viajar sozinha” falo de várias dicas para você se planejar para viajar sozinha e que te ajudarão a saber como evitar algumas situações.
Por fim, ter medo de viajar sozinha é um sentimento muito comum entre as mulheres, o importante é você não deixar ele te paralisar e se jogar nesse mundão!
Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!
- Hospedagem? Faça sua reserva com segurança e os melhores preços, use o Booking e viaje tranquilo.
- Precisa alugar um carro? Indico a Rentcars pois eles não cobram IOF, você pode dividir em 12x ou 5% de desconto no boleto bancário. Bom né?
- Viaje seguro, dentro ou fora do Brasil! Utilize o comparador do Seguros Promo para ver as melhores opções. Quer mais vantagem? Use o cupom desconto PORAICOMJOSI5 e ganhe 5% de desconto. Aperte aqui e faça sua pesquisa.
- Encontre os melhores preços e promoções de passagens aéreas. Pesquise seu vôo no PassagensPromo.
- Viaje conectado. Adquira seu chip de internet antes de viajar. Confira os excelente planos do EasySim4U.
- Evite filas nos principais passeios e pontos turísticos. No GuetYourGuide você acha os melhores preços e opções.
Reservando pelos links parceiros você me ajuda a continuar dando dicas por aqui e não paga nada a mais por isso.